Hoje aprenderemos como ajustar um trabalho georreferenciado que tenha sido necessário a utilização de mais de uma base para o levantamento.

Então, antes, vou deixar aqui alguns comentários:

1) Neste levantamento, foram coletados pontos no RTK e também no PP.

2) Outro detalhe a ser observado é de que muitas pessoas (principalmente quando trabalham com RTK), fazem uma BASE ajustada no local um ou dois dias antes de realizarem o georreferenciamento, ou seja, vão até a área e deixam o receptor GNSS gravando por pelo menos 4 horas, em seguida fazem o ajustamento e só voltam na área quando tiverem em mãos as coordenadas ajustadas. Dessa forma você parte de uma coordenada conhecida e com isso não precisaria realizar o ajustamento dos pontos coletados com o RTK. Contudo, esta prática demanda muita muito mais mão de obra e tempo para a realização dos serviços.

3) O mais usual é fazer todo o trabalho de campo de forma arbitrária, ou seja, o ajustamento é feito apenas no final dos trabalhos. E este é o método que será abordado neste vídeo.

4) Versão do Topcon Tools 8.2.3

5) Também estou deixando na descrição deste vídeo, um link para download dos templates que iremos gerar após o ajustamento.

Download dos Templates

Link

Canal do Jeferson Pedro

Link

Manual do PPP do IBGE

Link

Fazer o PPP através do IBGE

Link

Baixar as efemérides

Link

2 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *